CNIS o que É? – Extrato CNIS MEU INSS Consulta

Baixar PDF

Através do portal Meu INSS você tem acesso ao Extrato do CNIS pela internet. O que é CNIS? e para que serve este documento?

O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais é a base de dados nacional que contém informações cadastrais de trabalhadores empregados e contribuintes individuais, empregadores, vínculos empregatícios e remunerações. Ele foi criado no intuito de criar uma base de dados integrada, o Governo Federal determinou a criação do CNT – Cadastro Nacional do Trabalhador, através do decreto 97.936 de 1989, na forma de consórcio entre Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), Ministério do Trabalho (MTb) e Caixa Econômica Federal (CEF). Posteriormente assumiu, conforme lei 8.212 de 1991, a denominação de CNIS.

Extrato CNIS Online

É um relatório que permite ao cidadão visualizar todos os vínculos trabalhistas e previdenciários constantes no seu cadastro individual. Nele é possível encontrar informações como o nome do empregador, o período trabalhado e a remuneração recebida, além das contribuições realizadas em guia, na condição de contribuinte individual e/ou prestador de serviço.

Esse e outros serviços do INSS agora estão disponíveis no site meu.inss.gov.br. Acesse o link e cadastre sua senha sem sair de casa.

O extrato não exibe vínculos e contribuições realizadas para Regimes Próprios de Previdência (servidores públicos).


Tire seu extrato na Caixa e no Banco do Brasil (BB): Os correntistas da Caixa Econômica Federal e do BB podem consultar o seu extrato no caixa eletrônico ou nos serviços remotos dos bancos (home banking), através da opção “Previdência Social”, no Banco do Brasil, e “Extrato Previdenciário” na Caixa. Em caso de dúvidas, consulte o gerente do seu banco.

Como Solicitar o CNIS?

Quem está pensando na aposentadoria não pode deixar de pedir o CNIS no INSS. Este documento é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, a base de dados utilizada para concessão e cálculo do valor dos benefícios.

Se este documento estiver errado, a aposentadoria pode ser calculada errada ou nem ser concedida, por isso tem que ser corrigido antes do requerimento do benefício.

É preciso esperar a hora da aposentadoria para corrigir o CNIS?

Não. A lei diz que o trabalhador pode, a qualquer tempo, incluir, excluir ou retificar as informações incorretas. Aliás, é fundamental encontrar os erros logo para não perder tempo na hora de começar a receber o benefício. Saiba como fazer o acerto do CNIS.

Se o período trabalhado estiver no CNIS, o INSS vai aceitar sem discussão?

Deveria ser assim. Está previsto na lei que os registros relativos a vínculos de contrato de trabalho, remunerações e contribuições valem como prova perante a previdência social para fins de tempo de contribuição e salários de contribuição. Para quem ainda tem dúvidas sobre Cnis o que é continue lendo nosso artigo.

Na prática, o INSS pode pedir que o contribuinte comprove a veracidade das informações.

Por que o trabalhador tem que comprovar, se o tempo está registrado no banco de dados do próprio INSS?

Quando este documento foi criado em 1989 houve migração de dados de forma equivocada.

Eu mesmo já vi trabalhadores com contratos de trabalho em lugares em que nunca trabalharam. Já vi também que em alguns CNIS não há os registros onde o trabalhador, de fato, trabalhou.

*Se você ainda não sabe o que é Cnis. Vamos esclarecer mais abaixo sobre CNIS o que é e porque você precisa pegar este documento.

Por isso é importante pegar este documento o mais cedo possível para dar tempo de corrigir tudo que está errado até a hora da aposentadoria.

Depois que estiver tudo corrigido, é hora de fazer a contagem de tempo de serviço para saber se já dá para se aposentar.

CNIS o que é? Explicamos acima tudo sobre o CNIS não esqueça de fazer a contagem de tempo de serviço para que você possa solicitar sua aposentadoria usando o CNIS. Além disso você pode consultar o Extrato do CNIS Online no Portal: meuinss.gov.br. Espero ter ajudado.

Faça uma Pergunta:

Fazer uma pergunta:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *